O IPS, através do seu Centro de Investigação em Energia e Ambiente (CINEA - IPS) e em parceria com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA), recebeu no dia 17 de setembro, a 1.ª Conferência Internacional de Setúbal sobre Energia e Sustentabilidade.
O evento decorreu na ESTSetúbal e constituiu-se como um ponto de encontro privilegiado entre todos os profissionais e entidades com interesse e trabalho no setor, das agências de energia aos municípios e suas associações, passando pela indústria, empresas, organismos europeus, instituições de ensino superior e associações ambientais.
Nesta primeira edição, a conferência internacional propôs uma reflexão sobre a importância estratégica das novas soluções e tecnologias relacionadas com a conversão de energia, eficiência e responsabilidade dos utilizadores, tendo em vista, não só a otimização dos recursos locais, como também o desenvolvimento de um tecido industrial e empresarial com elevado potencial de competitividade e inovação.
Ao longo do dia, foram apresentados vários projetos nacionais de Investigação e Desenvolvimento desenvolvidos no CINEA - IPS, como são os casos do CGF4Cheese, Ostraqual, RFGAS e FURNACE, bem como os projetos de financiamento europeu TESSE2be e SCORES, que deram conta dos progressos alcançados pelo IPS no conhecimento em matéria de sistemas de produção e de armazenamento híbrido e térmico de energia.
Este primeiro fórum de discussão sobre Energia e Sustentabilidade trouxe também a Setúbal investigadores de vários países europeus envolvidos em projetos sobretudo relacionados com a energia geotérmica, mas também outros temas de sustentabilidade energética dinamizados por agências de energia da Península de Setúbal. A Conferência deu também a oportunidade de conhecer o que, à escala regional e local, está a ser implementado neste domínio.

Programa

Previous Post Next Post