Atividades

Através dos planos de ação aprovados pelo Conselho Eco-Escola, o IPS compromete-se a desenvolver um conjunto de ações nas áreas dos resíduos, água, energia, floresta, mar, mobilidade sustentável e vida saudável, entre outros, tendo como denominador comum a promoção da mudança de comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, quer internamente, no espaço-escola, quer na comunidade alargada da região de Setúbal.
Para consultar o histórico das atividades já desenvolvidas, poderá selecionar uma das Categorias, clicando no nome da mesma.

O Instituto Politécnico de Setúbal está aderiu à iniciativa "Pilhão” que incentiva os alunos, professores e a comunidade académica a coletarem seletivamente, pilhas e baterias usadas que serão posteriormente encaminhadas para reciclagem, contribuindo desta forma para o desenvolvimento das políticas dos ODS 7, 11, 12.

Dando continuidade ao trabalho do Instituto Politécnicos de Setúbal (IPS) na implementação dos ODS 11 e 12, no dia 27 de setembro, pela manhã, foram realizadas duas sessões para sensibilizar sobre a importância da recolha seletiva de resíduos orgânicos e esclarecer dúvidas sobre o projeto "Setúbal Composto Tem + Valor".

Para assinalar o Dia Nacional da Sustentabilidade, realizou-se um Webinar intitulado “2030: o nosso papel para o desenvolvimento sustentável” no dia 25 de setembro*, entre as 15h00 e as 16h30, dinamizado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr.

O Instituto Politécnico de Setúbal foi uma das entidades dinamizadoras do Ecology Day 2023 na cidade de Setúbal, e no dia 14 de setembro, acolheu uma visita à sua Estação da Biodiversidade, entre as 10h e as 13h.

O Instituto Politécnico de Setúbal organizou para toda a comunidade académica participar nas atividades do dia do IPSEco que se realizou no dia 14 de julho.

A “2nd HandShop” é uma loja de bens doados onde toda a comunidade vai ter acesso a bens que, sendo em 2° mão, se encontram em perfeito estado de uso.

No Museu do Trabalho Michel Giacometti realizou-se a palestra “A importância da Ginástica Laboral”, às 10h30, conduzida pela coordenadora da Licenciatura em Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Ana Pereira.

Iniciativa que assinalou o Dia Internacional da Família, que se comemorou a 15 de maio.
Organização: IPS, em parceria com a AAIPS e a Câmara Municipal de Setúbal

Peça de teatro sobre a preservação da biodiversidade – “Quem matou o Lui?”
Teatro Politécnico – Grupo de Teatro do Instituto Politécnico de Setúbal
Estudantes da Licenciatura em Educação Básica
Docente – José Gil

Foi colocada a “Exposição Cubos ODS” nos edifícios das cinco Escolas e Serviços Centrais:
A exposição é constituída por 20 cubos de cartão, cada um com 4 faces ilustradas. Faces com pequenos textos relativos aos ODS e alertas para uma ação global.

Webinar com Tiago Carrilho do BCSD Portugal

O IPS assinalou o Dia Internacional do Voluntário, com um seminário sobre a temática que reúne vários contributos da sua comunidade académica e parceiros.

O "Ativa-te!" é uma secção do festival CLIT - Cinema em Locais Inusitados e Temporários e resulta de uma parceria entre a Associação Cultural Festroia e o IPS, integrando mais uma vez o programa de acolhimento e integração dos novos estudantes, mas que se abre também ao público externo interessado.

O concurso IPS Sustentável visou reconhecer a inovação relativamente à Sustentabilidade do Instituto, estimulando o envolvimento criativo e social de toda a sua comunidade, contribuindo com ideias e ações para um Instituto mais sustentável, nas suas vertentes ambiental, social e económica.

O Seminário foi promovido pelo Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior e, para além de uma sessão de abertura e enquadramento da temática, o Seminário pretendeu ser uma reunião interna de partilha e reflexão do trabalho desenvolvido pelas IES membro do ORSIES.

O IPS inaugurou no dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore, a Estação da Biodiversidade e dois Biospots nos campi de Setúbal e do Barreiro, dando assim início a uma semana de atividades de reflexão sobre as questões da sustentabilidade ambiental à escala regional, nacional e planetária.

110 participantes (98 alunos + 9 convidados + 3 professores da UC) 28 trabalhos/projetos a concurso

Para assinalar a efeméride, a Global Compact Network Portugal e a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, promotoras da iniciativa, organizaram uma Conferência comemorativa que pretendeu lançar o debate sobre “A Agenda 2030 | Ação pelos ODS”, focando as ações desenvolvidas pelas organizações para a concretização desta Agenda Global e para o consequente alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos seus diversos pilares (ambiental, social e económico).

A IV edição das Jornadas de Inovação e Sustentabilidade comtemplou cerca de 60 trabalhos, 4 keynotes internacionais e uma mesa redonda sobre oportunidades de publicação.

Em 2020 e em 2021, o IPS promoveu ciclos de webinars sobre os ODS, convidando vários especialistas nacionais a percorrer os 17 objetivos aprovados em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sob moderação de docentes do IPS.

O "Ativa-te!" é promovido pela Associação Cultural Festroia, em parceria com o IPS, e integra o CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários. O projeto é financiado em exclusivo pela Islândia, o Liechtenstein e a Noruega através do Programa Cidadãos Ativ@s (Active Citizens Fund/EEA Grants), gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

No dia 18 de novembro de 2021 foi realizado um Webinar sobre Reciclagem, em parceria com a Amarsul e destinado à comunidade IPS, intitulado “O Futuro do Planeta não é reciclável”.

A comunidade IPS marcou presença na 3.ª edição da Conferência Campus Sustentável, realizada no Instituto Politécnico de Lisboa, em outubro de 2021.

Como fazer um forno com materiais acessíveis para cozinhar, usando o sol como fonte de energia?

A iniciativa mensal Ciência à Conversa partilhou, nesta edição realizada a 05 de maio, o conhecimento que está a ser produzido pelo IPS em matéria de desenvolvimento sustentável.

O Jogo foi desenvolvido por três estudantes da Licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação da ESCE, no âmbito da Unidade Curricular de Desenvolvimento de Aplicações II, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.