Atividades

Através dos planos de ação aprovados pelo Conselho Eco-Escola, o IPS compromete-se a desenvolver um conjunto de ações nas áreas dos resíduos, água, energia, floresta, mar, mobilidade sustentável e vida saudável, entre outros, tendo como denominador comum a promoção da mudança de comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, quer internamente, no espaço-escola, quer na comunidade alargada da região de Setúbal.
Para consultar o histórico das atividades já desenvolvidas, poderá selecionar uma das Categorias, clicando no nome da mesma.

O desafio "Biodiversidade na Minha Escola" foi colocado pelo programa Eco-Escolas ao qual respondemos através da apresentação dos trabalhos que estão na página:

No Museu do Trabalho Michel Giacometti realizou-se a palestra “A importância da Ginástica Laboral”, às 10h30, conduzida pela coordenadora da Licenciatura em Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Ana Pereira.

O V Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde tem como tema: "Trabalho, saúde mental e integração social: vulnerabilidades e transições em tempos de incerteza ". O seu objetivo é discutir questões associadas à Saúde Mental e ao Trabalho, tendo como pano de fundo a necessidade de Integração Social de pessoas ou grupos a viver tempos de incerteza provocados por situações de vulnerabilidade, acentuadas pela instabilidade na esfera político-social ou de saúde.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi uma das instituições distinguidas com o Selo de Excelência ‘Alimentação Saudável no Ensino Superior’, atribuído pela Direção-Geral da Saúde, a 3 de março, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS).

No âmbito do Programa Eco-Escolas, a ESTBarreiro/IPS, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro, organizou uma caminhada na icónica Mata da Machada, situada no Barreiro, no dia 7 de Julho, ao final da tarde.

Com o objetivo de discutir temas relacionados com as vulnerabilidades sociais e de saúde, a Escola Superior de Saúde (ESS) e a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do IPS, em parceria com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS, Universidade de Évora), organizaram o 4º Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde, subordinado ao tema “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: velhos desafios e novas oportunidades.

A Câmara Municipal de Setúbal e o IPS voltaram a comemorar juntos o Dia Mundial da Saúde, com um programa de atividades de promoção de hábitos saudáveis dirigido ao público infantil.

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Saúde, em colaboração com a Escola Superior de Saúde do IPS, os Serviços de Ação Social do IPS promoveram um debate sobre estilos de vida promotores de saúde, incluindo “dicas” para podem ajudar na manutenção de uma vida mais saudável.

Os estudantes de Enfermagem do IPS dinamizaram, até junho, um conjunto de atividades comunitárias que visaram reforçar a literacia em Saúde da população do município de Setúbal.

Em 2020 e em 2021, o IPS promoveu ciclos de webinars sobre os ODS, convidando vários especialistas nacionais a percorrer os 17 objetivos aprovados em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sob moderação de docentes do IPS.

O "Ativa-te!" é promovido pela Associação Cultural Festroia, em parceria com o IPS, e integra o CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários. O projeto é financiado em exclusivo pela Islândia, o Liechtenstein e a Noruega através do Programa Cidadãos Ativ@s (Active Citizens Fund/EEA Grants), gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

A ESS-IPS promoveu, entre os dias 22 e 24 de junho, sob a forma de Webinars abertos à comunidade, a 11.ª edição do Ciclo de Debates, um momento anual de balanço e apresentação dos projetos de intervenção comunitária e de investigação desenvolvidos em parceria com a comunidade local.
A iniciativa re...

A atividade, desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Saúde e Sociedade da Licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural da ESE, envolveu a exploração do campus do IPS, de acordo com as medidas de segurança definidas pela DGS.

No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Saúde, a ESE associou-se à Biblioteca Municipal de Setúbal, na realização de atividades que pretenderam promover uma alimentação saudável e sustentável.

Devido à situação pandémica, a atividade decorreu online, através da plataforma Zoom, envolvendo t...

O trabalho foi desenvolvido por três estudantes da Licenciatura em Desporto, inserido na Unidade Curricular de Economia e Marketing.
Neste âmbito, foi criado um Eco-Trilho, ou seja, um percurso num determinado território que promove o conhecimento do património ambiental, cultural, e natural, atrav...

No dia 5 de março, na ESTSetúbal, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) dinamizou o Workshop “À Mesa: 100 Mitos”.
“À medida que se torna cada vez mais complexa a alimentação, vão-se criando uma série de preconceitos e de ideias que se vão formando e que, às vezes, se transformam em mi...

No âmbito da UC “Saúde e Sociedade”, do 2.º ano da Licenciatura em Educação Básica da ESE, desenvolveu-se um projeto de educação para a saúde, sobre a temática da alimentação saudável e sustentável.
O projeto teve como finalidade desenvolver a educação para a saúde orientada para a ação e para a pa...

A dieta mediterrânica foi classificada pela UNESCO como património imaterial da humanidade e está associada a uma prática alimentar saudável e em equilíbrio com o ambiente.
No dia 3 de dezembro, pelas 16:30, no anfiteatro da ESE, a nutricionista Dra. Vera Azevedo apresentou a história desta dieta,...

"Caminhar por entre Serra e Mar" foi o desafio proposto à comunidade IPS - estudantes, diplomados, docentes, não docentes e familiares, no dia 18 de maio de 2019, a partir das 09h30.

A iniciativa consistiu numa caminhada de 9 km, num percurso que percorreu algumas praias e a Serra da Arrábida e...

Decorrente do protocolo existente com o IPS, a Clínica Persona dinamizou um workshop prático sobre snacks saudáveis no dia 16 de maio, onde perto de 30 participantes (docentes, não docentes e estudantes do IPS) tiveram a oportunidade de confecionar e degustar opções de alimentação saudável.