ECONOMIA CIRCULAR: A TRANSFORMAÇÃO DE VEÍCULOS CI PARA ELÉTRICO

Iniciativa organizada no âmbito do curso de Pós-Graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS.
O seminário decorreu no dia 09 de abril e contou com a presença dos seguintes oradores convidados: António Gonçalves Pereira (ECOMOOD - Associação para a Promoção Solidária da Sustentatibilidade na Mobilidade Humana) e Carlos Jesus (CEO ZEEV - energy in motion e EVolution Service & Batery Center).

Programa
18:50h Abertura do Seminário
19:00h Conversões: a solução mais eficaz e sustentável para uma rápida descarbonização da mobilidade
20:00h Os automóveis e a economia circular: importância e oportunidades
Exposição de ECOKART - Kart elétrico

O objetivo deste seminário foi debater soluções para romper com a atual economia linear da indústria automóvel. Atualmente, os veículos são fabricados, utilizados e, logo que termina este primeiro período de utilização, são reciclados. Sendo verdade que a indústria automóvel tem feito um enorme esforço para reciclar grande parte dos materiais utilizados, a readaptação das viaturas, conferindo-lhes melhores prestações e novas funções permitindo assim um novo ciclo de utilização, teria um menor impacto ambiental.
Uma das formas de criar esta economia circular, permitindo vários ciclos de utilização antes da final reciclagem dos materiais, poderá ser a conversão de veículos com motorização de combustão interna (CI) em fim de vida, em veículos com motorização elétrica, com melhores prestações e com uma utilização mais confortável. Os oradores convidados abordaram o tema no âmbito do seu impacto ambiental, na sua exequibilidade financeira e nas necessidades técnicas e legais para efetuar a conversão.

Previous Post Next Post