Sobre o Programa

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Este programa tem como objetivo encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

A implementação do Programa Eco-Escolas pressupõe uma metodologia de 7 passos:

1. Formalização de um Conselho Eco-Escola (grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria, professores, funcionários, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades);
  2. Realização de uma Auditoria Ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola e que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo);
  3. Construção de um Plano de Ação (planificação/previsão das atividades nos vários temas de trabalho: Resíduos, Água, Energia (fundamentais) + tema do ano + outros que a escola pretenda trabalhar);
  4. Monitorização e Avaliação (análise do sucesso das atividades realizadas face a metas concretas);
  5. Trabalho Curricular (as atividades Eco-Escolas poderão ser integradas em várias disciplinas);
  6. Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local (divulgação do Programa na escola e na comunidade; articulação com outras entidades; realização do Dia Eco-Escolas);
  7. Eco-Código (conjunto de frases, ideias, compromissos elaborados pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola).

O acompanhamento e avaliação anual das atividades, visa validar a qualidade do trabalho desenvolvido pela escola, através da atribuição simbólica de uma bandeira verde Eco-Escolas.

O Politécnico de Setúbal integrou a rede Eco-Escolas no ano letivo 2018/2019, inscrevendo as suas cinco escolas neste programa.
No dia 18 de outubro de 2019, em Guimarães, as cinco escolas do Politécnico de Setúbal foram distinguidas, pela primeira vez, com galardões Eco-Escolas, atribuídos pela ABAE, como resultado das práticas sustentáveis envolvendo a comunidade académica e local, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Desde 2019, o Instituto tem renovado sucessivamente o galardão Eco-Escolas em todas as suas Escolas e, em 2022, conquistou a distinção de EcoCampus, válida por 3 anos.