Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Este programa tem como objetivo encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
A implementação do Programa Eco-Escolas pressupõe uma metodologia de 7 passos:
O acompanhamento e avaliação anual das atividades, visa validar a qualidade do trabalho desenvolvido pela escola, através da atribuição simbólica de uma bandeira verde Eco-Escolas.
O Politécnico de Setúbal integrou a rede Eco-Escolas no ano letivo 2018/2019, inscrevendo as suas cinco escolas neste programa.
No dia 18 de outubro e 2019, em Guimarães, as cinco escolas do Politécnico de Setúbal, foram distinguidas com galardões Eco-Escolas, atribuídos pela ABAE, como resultado das práticas sustentáveis envolvendo a comunidade académica e local, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Em 2021, o Instituto renovou o galardão Eco-Escolas em todas as suas Escolas.