Atividades

Através dos planos de ação aprovados pelo Conselho Eco-Escola, o IPS compromete-se a desenvolver um conjunto de ações nas áreas dos resíduos, água, energia, floresta, mar, mobilidade sustentável e vida saudável, entre outros, tendo como denominador comum a promoção da mudança de comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, quer internamente, no espaço-escola, quer na comunidade alargada da região de Setúbal.
Para consultar o histórico das atividades já desenvolvidas, poderá selecionar uma das Categorias, clicando no nome da mesma.

O Instituto Politécnico de Setúbal está aderiu à iniciativa "Pilhão” que incentiva os alunos, professores e a comunidade académica a coletarem seletivamente, pilhas e baterias usadas que serão posteriormente encaminhadas para reciclagem, contribuindo desta forma para o desenvolvimento das políticas dos ODS 7, 11, 12.

Dando continuidade ao trabalho do Instituto Politécnicos de Setúbal (IPS) na implementação dos ODS 11 e 12, no dia 27 de setembro, pela manhã, foram realizadas duas sessões para sensibilizar sobre a importância da recolha seletiva de resíduos orgânicos e esclarecer dúvidas sobre o projeto "Setúbal Composto Tem + Valor".

Para assinalar o Dia Nacional da Sustentabilidade, realizou-se um Webinar intitulado “2030: o nosso papel para o desenvolvimento sustentável” no dia 25 de setembro*, entre as 15h00 e as 16h30, dinamizado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr.

O Instituto Politécnico de Setúbal foi uma das entidades dinamizadoras do Ecology Day 2023 na cidade de Setúbal, e no dia 14 de setembro, acolheu uma visita à sua Estação da Biodiversidade, entre as 10h e as 13h.

O desafio "Biodiversidade na Minha Escola" foi colocado pelo programa Eco-Escolas ao qual respondemos através da apresentação dos trabalhos que estão na página:

O Instituto Politécnico de Setúbal organizou para toda a comunidade académica participar nas atividades do dia do IPSEco que se realizou no dia 14 de julho.

A segunda conferência realizou-se a 16 de junho de 2023, entre as 09h30 e as 12h00 no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal, e focou a biodiversidade e património natural, com a apresentação de planos de monitorização das pradarias e projetos de conservação da natureza desenvolvidos no território.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) organiza a iniciativa "Ciência à Conversa", que através de um ciclo de debates pretende promover e comunicar diferentes temáticas de âmbito científico junto da comunidade académica e local.

A “2nd HandShop” é uma loja de bens doados onde toda a comunidade vai ter acesso a bens que, sendo em 2° mão, se encontram em perfeito estado de uso.

No Museu do Trabalho Michel Giacometti realizou-se a palestra “A importância da Ginástica Laboral”, às 10h30, conduzida pela coordenadora da Licenciatura em Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Ana Pereira.

Iniciativa que assinalou o Dia Internacional da Família, que se comemorou a 15 de maio.
Organização: IPS, em parceria com a AAIPS e a Câmara Municipal de Setúbal

Decorreu de 8 a 31 de maio de 2023 na Biblioteca da ESCE /ESS

Ação de Limpeza na Praia de Alburrica no Barreiro com a colaboração da Câmara Municipal do Barreiro

Peça de teatro sobre a preservação da biodiversidade – “Quem matou o Lui?”
Teatro Politécnico – Grupo de Teatro do Instituto Politécnico de Setúbal
Estudantes da Licenciatura em Educação Básica
Docente – José Gil

Esculturas únicas, divertidas e cheias de significado capazes de estimular o imaginário de cada um e os peixes que lhe estão na alma. Nuno Paulino utilizando como materiais preferenciais pedaços de antigas embarcações de pesca das duas margens do Sado, metais e objetos reciclados com as mais diversas proveniências, concilia a reciclagem destes materiais com uma homenagem aos pescadores e perpetua a vida das suas embarcações que tantas histórias fantásticas teriam para contar.

O V Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde tem como tema: "Trabalho, saúde mental e integração social: vulnerabilidades e transições em tempos de incerteza ". O seu objetivo é discutir questões associadas à Saúde Mental e ao Trabalho, tendo como pano de fundo a necessidade de Integração Social de pessoas ou grupos a viver tempos de incerteza provocados por situações de vulnerabilidade, acentuadas pela instabilidade na esfera político-social ou de saúde.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi uma das entidades distinguidas, pela Câmara Municipal de Setúbal com o Selo Verde, um certificado de qualidade ambiental implementado numa parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi uma das instituições distinguidas com o Selo de Excelência ‘Alimentação Saudável no Ensino Superior’, atribuído pela Direção-Geral da Saúde, a 3 de março, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS).

Uma parte das mais de 850 espécies de fauna e flora identificadas nos campi do IPS, em Setúbal e no Barreiro, pode agora ser observada através da exposição de fotografia "Biodiversidade no IPS", que está a percorrer vários locais do distrito.

Iniciativa organizada em conjunto com o portal Aves de Portugal e os grupos de Facebook "Aves de Portugal Continental " e "Aves em Portugal", com o apoio do IPS.
De janeiro a maio de 2023

Foi colocada a “Exposição Cubos ODS” nos edifícios das cinco Escolas e Serviços Centrais:
A exposição é constituída por 20 cubos de cartão, cada um com 4 faces ilustradas. Faces com pequenos textos relativos aos ODS e alertas para uma ação global.

Webinar com Tiago Carrilho do BCSD Portugal

O IPS assinalou o Dia Internacional do Voluntário, com um seminário sobre a temática que reúne vários contributos da sua comunidade académica e parceiros.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) organiza a iniciativa "Ciência à Conversa", que através de um ciclo de debates pretende promover e comunicar diferentes temáticas de âmbito científico junto da comunidade académica e local.

O "Ativa-te!" é uma secção do festival CLIT - Cinema em Locais Inusitados e Temporários e resulta de uma parceria entre a Associação Cultural Festroia e o IPS, integrando mais uma vez o programa de acolhimento e integração dos novos estudantes, mas que se abre também ao público externo interessado.

O concurso IPS Sustentável visou reconhecer a inovação relativamente à Sustentabilidade do Instituto, estimulando o envolvimento criativo e social de toda a sua comunidade, contribuindo com ideias e ações para um Instituto mais sustentável, nas suas vertentes ambiental, social e económica.

No âmbito do Programa Eco-Escolas, a ESTBarreiro/IPS, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro, organizou uma caminhada na icónica Mata da Machada, situada no Barreiro, no dia 7 de Julho, ao final da tarde.

No dia 25 de junho, a partir das 10h30, teve lugar uma ação de recolha de beatas na Zona Ribeirinha de Setúbal. A iniciativa foi promovida pelo IPS, pela Associação Cultural Festroia e pela Feel4Plantet, no âmbito do programa Ativa-te!, no dia em que se assinalaram 25 anos sobre a morte do oceanógrafo Jacques-Yves Cousteau.

No dia 9 de junho, a comunidade IPS foi novamente convidada a participar em diversas atividades no Campus do IPS em Setúbal, com o objetivo de conhecer e monitorizar a sua biodiversidade.

O Seminário foi promovido pelo Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior e, para além de uma sessão de abertura e enquadramento da temática, o Seminário pretendeu ser uma reunião interna de partilha e reflexão do trabalho desenvolvido pelas IES membro do ORSIES.