Atividades

Através dos planos de ação aprovados pelo Conselho Eco-Escola, o IPS compromete-se a desenvolver um conjunto de ações nas áreas dos resíduos, água, energia, floresta, mar, mobilidade sustentável e vida saudável, entre outros, tendo como denominador comum a promoção da mudança de comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, quer internamente, no espaço-escola, quer na comunidade alargada da região de Setúbal.
Para consultar o histórico das atividades já desenvolvidas, poderá selecionar uma das Categorias, clicando no nome da mesma.

O Seminário foi promovido pelo Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior e, para além de uma sessão de abertura e enquadramento da temática, o Seminário pretendeu ser uma reunião interna de partilha e reflexão do trabalho desenvolvido pelas IES membro do ORSIES.

O Projeto Kont´@rte-E8G no âmbito da atividade “Ciência Cidadã” sinalizou o Dia Internacional da Biodiversidade alusivo ao tema “Building a shared future for all life”, com a realização de uma iniciativa gratuita aberta a toda a comunidade no Largo da Inclusão (Bairro da Caneira) com os objetivos de:

Esta dinâmica foi realizada pelos estudantes do 2º ano da Licenciatura em Animação Sociocultural da ESE/IPS, tendo como tema integrador Estratégia Nacional de Educação Ambiental e os seus 3 eixos.

No dia 14 de maio, o IPS recebeu o Climate U, um evento público e gratuito, que pretende informar, capacitar e ativar estudantes do Ensino Superior para a ação climática. Promovido pela Comunidade de jovens LIDERA, trata-se de uma iniciativa para quem quer pôr em prática as suas competências e capacidades académicas ao serviço desta causa.

Com o objetivo de discutir temas relacionados com as vulnerabilidades sociais e de saúde, a Escola Superior de Saúde (ESS) e a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do IPS, em parceria com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS, Universidade de Évora), organizaram o 4º Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde, subordinado ao tema “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: velhos desafios e novas oportunidades.

A Câmara Municipal de Setúbal e o IPS voltaram a comemorar juntos o Dia Mundial da Saúde, com um programa de atividades de promoção de hábitos saudáveis dirigido ao público infantil.

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Saúde, em colaboração com a Escola Superior de Saúde do IPS, os Serviços de Ação Social do IPS promoveram um debate sobre estilos de vida promotores de saúde, incluindo “dicas” para podem ajudar na manutenção de uma vida mais saudável.

Tendo o sobreiro como espécie dominante, a Estação da Biodiversidade do campus de Setúbal é um percurso pedestre com cerca de 2 quilómetros guiado por oito painéis, que permitem à comunidade IPS e visitantes consultar imagens e informação científica sobre a diversidade biológica deste território e os serviços desempenhados nos ecossistemas, numa seleção de 46 espécies.

Os estudantes de Enfermagem do IPS dinamizaram, até junho, um conjunto de atividades comunitárias que visaram reforçar a literacia em Saúde da população do município de Setúbal.

O IPS inaugurou no dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore, a Estação da Biodiversidade e dois Biospots nos campi de Setúbal e do Barreiro, dando assim início a uma semana de atividades de reflexão sobre as questões da sustentabilidade ambiental à escala regional, nacional e planetária.

Esta exposição, presente no Leroy Merlin de Setúbal durante um mês, deu a conhecer uma pequena parte das mais de 700 espécies de biodiversidade já identificadas no IPS.

Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito do Programa Eco-Escolas IPS, contemplou as seguintes atividades:

110 participantes (98 alunos + 9 convidados + 3 professores da UC) 28 trabalhos/projetos a concurso

Para assinalar a efeméride, a Global Compact Network Portugal e a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, promotoras da iniciativa, organizaram uma Conferência comemorativa que pretendeu lançar o debate sobre “A Agenda 2030 | Ação pelos ODS”, focando as ações desenvolvidas pelas organizações para a concretização desta Agenda Global e para o consequente alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos seus diversos pilares (ambiental, social e económico).

A IV edição das Jornadas de Inovação e Sustentabilidade comtemplou cerca de 60 trabalhos, 4 keynotes internacionais e uma mesa redonda sobre oportunidades de publicação.

No âmbito do IntegraTe 2021/2022, o IPS exibiu filmes inseridos no programa "Ativa-te!". Os filmes em exibição estiveram ancorados nos ODS das Nações Unidas e incluíram uma reflexão/conversa com convidados de entidades que trabalham nas diversas áreas temáticas.

Em 2020 e em 2021, o IPS promoveu ciclos de webinars sobre os ODS, convidando vários especialistas nacionais a percorrer os 17 objetivos aprovados em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sob moderação de docentes do IPS.

O objetivo destas ações é sensibilizar os novos estudantes do IPS para a proteção do ambiente, sendo dinamizado pelo IPS, a Associação Académica do IPS (AAIPS) e a cooperativa Ocean Alive.

No dia 18 de novembro de 2021 foi realizado um Webinar sobre Reciclagem, em parceria com a Amarsul e destinado à comunidade IPS, intitulado “O Futuro do Planeta não é reciclável”.

O IPS associou-se se uma vez mais à Câmara Municipal de Setúbal na iniciativa "Cientista por um dia", através do workshop "Conhecer as Plantas", que foi dinamizado junto de duas turmas do 3º ciclo de escolas básicas da cidade.

Consumo Consciente de papel, consumíveis de impressão e plásticos de utilização única.

A comunidade IPS marcou presença na 3.ª edição da Conferência Campus Sustentável, realizada no Instituto Politécnico de Lisboa, em outubro de 2021.

Como fazer um forno com materiais acessíveis para cozinhar, usando o sol como fonte de energia?

O concurso IPS Sustentável visou reconhecer a inovação relativamente à Sustentabilidade do Instituto, estimulando o envolvimento criativo e social de toda a sua comunidade, contribuindo com ideias e ações para um Instituto mais sustentável, nas suas vertentes ambiental, social e económica.

A ESS-IPS promoveu, entre os dias 22 e 24 de junho, sob a forma de Webinars abertos à comunidade, a 11.ª edição do Ciclo de Debates, um momento anual de balanço e apresentação dos projetos de intervenção comunitária e de investigação desenvolvidos em parceria com a comunidade local.
A iniciativa re...