Atividades

Através dos planos de ação aprovados pelo Conselho Eco-Escola, o IPS compromete-se a desenvolver um conjunto de ações nas áreas dos resíduos, água, energia, floresta, mar, mobilidade sustentável e vida saudável, entre outros, tendo como denominador comum a promoção da mudança de comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, quer internamente, no espaço-escola, quer na comunidade alargada da região de Setúbal.
Para filtrar o histórico das atividades já desenvolvidas, poderá selecionar uma das Categorias clicando no nome da mesma.

O concurso IPS Sustentável visou reconhecer a inovação relativamente à Sustentabilidade do Instituto, estimulando o envolvimento criativo e social de toda a sua comunidade, contribuindo com ideias e ações para um Instituto mais sustentável, nas suas vertentes ambiental, social e económica.
A candid...

A ESS-IPS promoveu, entre os dias 22 e 24 de junho, sob a forma de Webinars abertos à comunidade, a 11.ª edição do Ciclo de Debates, um momento anual de balanço e apresentação dos projetos de intervenção comunitária e de investigação desenvolvidos em parceria com a comunidade local.
A iniciativa re...

No ano letivo 2020-2021, o IPS respondeu ao desafio resultante da parceria entre a FSC e o Programa Eco-Escolas, através da realização de uma Animação sobre a importância do conceito FSC (o que é; qual o seu objetivo e qual a sua importância).
Os objetivos desta campanha foram:

  • Investigar o...

O IPS comemorou o Dia Internacional da Biodiversidade com um programa de atividades desenhado para dar conhecer à comunidade local a fauna e flora do campus de Setúbal.
Assim, a manhã foi dedicada a dois grupos de seres vivos – aranhas e cobras – tão temidos quanto fundamentais para o bom funcionam...

A atividade, desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular de Saúde e Sociedade da Licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural da ESE, envolveu a exploração do campus do IPS, de acordo com as medidas de segurança definidas pela DGS.

O Jogo foi desenvolvido por três estudantes da Licenciatura em Gestão de Sistemas de Informação da ESCE, no âmbito da Unidade Curricular de Desenvolvimento de Aplicações II, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

No dia 28 de abril pelas 10h00, o Europe Direct da Área Metropolitana de Lisboa, em parceria com o IPS promoveu uma videoconferência sobre o Futuro da Europa - Ambiente, através da plataforma Zoom.
Este webinar sobre “O Futuro da Europa”, centrou-se na importância da sensibilização ambiental dos ad...

A comunidade académica do IPS foi desafiada a participar no BOOTCAMP de onde surgiram ideias de soluções inovadoras no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  • Erradicar a Fome
  • Energias renováveis e acessíveis
  • Trabalho digno e crescimento económico

No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Saúde, a ESE associou-se à Biblioteca Municipal de Setúbal, na realização de atividades que pretenderam promover uma alimentação saudável e sustentável.

Devido à situação pandémica, a atividade decorreu online, através da plataforma Zoom, envolvendo t...

O novo projeto Erasmus+, denominado "DiGiTOOL_to_CE - Inclusive Digital Education - a Tool to Understand Circular Economy", conta com a participação do IPS, coordenado por Luísa Cagica Carvalho, docente da ESCE/IPS. O projeto centra-se nos temas da Economia Circular e dos Modelos de Negócios Circula...

Divulgação da investigação científica sobre o estuário do Sado numa colaboração com Paula Chainho, investigadora do centro de investigação MARE e docente da EST Setúbal. Foram publicadas duas notícias, elaboradas por estudantes da UC “Da Produção Científica à Divulgação Científica”, da Licenciatura...

O trabalho foi desenvolvido por três estudantes da Licenciatura em Desporto, inserido na Unidade Curricular de Economia e Marketing.
Neste âmbito, foi criado um Eco-Trilho, ou seja, um percurso num determinado território que promove o conhecimento do património ambiental, cultural, e natural, atrav...

Seminário realizado com a participação de vários orientadores externos e com a apresentação de casos de estudo desenvolvidos por estudantes das Unidades Curriculares de Empreendedorismo Social e de Gestão da Inovação.
Seminário organizado em 5 painéis temáticos, que cobriram temas atuais, tais como modelos de negócio para a economia circular, marketing verde, casos com impacto social e ambiental, turismo sustentável, entre outros.
Programa disponível aqui.

A Campanha "Papel por Alimentos" é uma ação promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com contornos ambientais e de solidariedade: todo o papel recolhido é convertido em produtos alimentares a distribuir pelos mais carenciados.
Pelo papel recolhido são entregues aos Bancos Aliment...

Ciente da urgência da preparação de soluções multidisciplinares para intervir no desperdício industrial, o IPS implementou em 2020 o projeto +Negócios -Desperdício, financiado pelo Fundo Ambiental.
Este projeto tem como objetivo promover a interação entre empresas, docentes e estudantes do IPS para...

A comunidade IPS plantou cerca de 250 árvores/arbustos nos seus campi de Setúbal e do Barreiro. Foram plantadas das seguintes espécies autóctones: sobreiro, medronheiro, zambujeiro, alfarrobeira, carvalho cerquinho, carrasco, aroeira, alecrim, murta e lentisco.
Esta ação contou com a colaboração do...

Em 2020, foram instalados 8 ecopontos no exterior dos campi e 9 dispensadores de água.

Esta ação no campus de Setúbal do IPS visou promover a fixação de mais espécies avícolas - cinco delas com nidificação confirmada nos espaços verdes do IPS - e o aumento da biodiversidade no campus de Setúbal.
As caixas-ninho foram adquiridas em formato de kit. No campus de Setúbal, a sua montagem...

No âmbito da iniciativa "Cientistas por um dia”, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, o IPS convidou os alunos do 1.º ciclo das escolas do concelho de Setúbal a descobrirem os mistérios da ciência, em torno da temática das alterações climáticas, através da sessão virtual "Mão Ecológica".
...

A comunidade IPS esteve presente na 2.ª Conferência Campus Sustentável, realizada no Instituto Politécnico de Tomar, em outubro de 2020.

O objetivo da SGA'20 foi promover um fórum para apresentação das inovações e práticas na forma de procura da sustentabilidade, abrangendo a participação ativa das organizações do sector privado, público e social do ambiente, energia, agricultura, comércio, turismo, gestão municipal, serviços finance...

Este projeto tem como principal objetivo dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que nos rodeia no dia-a-dia, dando particular enfoque à diversidade de aves.
Trabalho disponível aqui.

O Concurso Eco-Código IPS pretendeu estimular a participação e a criatividade dos estudantes do IPS através da produção de um trabalho de comunicação: um POSTER DIGITAL do Eco-Código do IPS, subordinado ao tema Comunidades Sustentáveis. O poster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípi...

A Escola Superior de Educação do IPS, com o apoio da Câmara Municipal e da Proteção Civil de Setúbal, promoveu o concurso “Pegada Ecológica” dirigido a docentes e alunos do ensino básico do concelho de Setúbal.
Tendo como bases orientadoras os conceitos de "ecological footprint" e "ecological handp...

Trabalhos elaborados pelos estudantes finalistas da Licenciatura em Biotecnologia, da ESTBarreiro/IPS, sob coordenação da docente Carla Santos.

A primeira edição de E-book terá 45 espécies, uma multiplicação por 3 do número do ODS 15, central para o trabalho desenvolvido:

  • 15 espécies de árvores e arbustos
  • 10 espécies herbáceas
  • 12 vertebrados
  • 8 invertebrados

A elaboração das fichas técnicas das espécies contou com o envolvime...

O campus de Setúbal do IPS apresenta características únicas no contexto da biodiversidade urbana da cidade. Localizado em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, o campus encontra-se rodeado de natureza com salinas e montado.
O projeto da Biodiversidade do Campus pretende compilar todas as obser...

Os Posters Académicos foram desenvolvidos pelos estudantes do 3.º ano de Comunicação Social, no âmbito da Unidade Curricular “Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação”, no decorrer do ano letivo 2019/2020.
A exposição virtual é um formato adaptado aos recursos tecnológicos disponíveis com...