Explorando o ambiente natural do campus do IPS como plataforma de aprendizagem, os objetivos do projeto são:

• Desenvolver competências profissionais nos estudantes e melhorar o ensino/aprendizagem, através da introdução nos currícula das UC de projetos relacionados com a vida profissional;
  • Promover o trabalho em equipas multidisciplinares;
  • Consciencializar a comunidade sobre questões ambientais;
  • Criar valor para o IPS, contribuindo para a sua estratégia de Sustentabilidade.

Em particular, a presente comunicação referiu-se a um projeto desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de docentes e estudantes, no 2º semestre de 2018/19, sendo dividido em duas linhas centradas na Sustentabilidade do campus: Conhece as nossas árvores! e Podemos “plantar“ água?
Na linha Conhece as nossas árvores!, os estudantes da UC Ciências da Vida e da Terra do curso de licenciatura em Educação Básica da ESE, pesquisaram e recolheram informações sobre as árvores existentes no campus (taxonomia, habitat, seres vivos, impacto climático), em estreita colaboração com os estudantes da UC Projeto de Base de Dados da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da ESTSetúbal, tendo em vista a construção da base de dados de árvores. A linha terá como output uma base de dados de árvores e a partilha de informação com a comunidade, através da página web do IPS e da construção de placas com o nome das árvores, desenhadas por estudantes de Marketing da ESCE, nas UC Criatividade e Publicidade e Comunicação Gráfica.
Na linha Podemos “plantar“ água?, os alunos da UC Tratamento e Abastecimento de Água da licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar da ESTSetúbal, desenvolveram um estudo em grupo, sobre a viabilidade da reutilização de águas pluviais para usos não potáveis (ex. rega de espaços verdes) no campus do IPS. Os alunos fizeram pesquisa e trabalho de campo, no sentido de escolher e dimensionar a melhor solução técnica. Este projeto permitirá introduzir no plano curricular da UC, o tema da reutilização de águas pluviais no âmbito da gestão da água, num cenário de mudanças climáticas.
Um grupo de estudantes da licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar da ESTSetúbal, sob supervisão das docentes Carla Gamelas e Susana Lucas, apresentou o trabalho desenvolvido, sob a forma de poster, na 1.ª Conferência Campus Sustentável - CCS 2019, realizada no dia 31 de outubro de 2019 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O tema da CCS 2019 foi ‘Desenvolvimento Sustentável: Instituições de Ensino Superior como Agentes de Mudança‘ e pretendeu constituir um momento de reflexão e de troca de experiências sobre iniciativas e modalidades de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Instituições do Ensino Superior.

Poster do Projeto