O concurso IPS Sustentável visou reconhecer a inovação relativamente à Sustentabilidade do Instituto, estimulando o envolvimento criativo e social de toda a sua comunidade, contribuindo com ideias e ações para um Instituto mais sustentável, nas suas vertentes ambiental, social e económica.

A candidatura ao concurso IPS Sustentável podia ser formalizada em nome individual ou em grupo, composto até ao máximo por cinco elementos: estudantes, docentes, investigadores, não docentes ou membros da Rede Alumni IPS.
Para a implementação da Ideia Mais Sustentável do Ano é disponibilizada uma verba de 10 mil euros, atribuída no âmbito do concurso de ideias.

2.ª Edição | 2022

Vencedores

BOOK SPOT

Instalação de 5 mini bibliotecas que possibilitarão a qualquer elemento da comunidade IPS doar, partilhar e desfrutar de livros, num espaço ao ar livre no campus ou num local calmo e sossegado dentro da sua escola. As BookSpot são pequenas caixas em formato de "casa", abertas, construídas a partir de materiais ecológicos e sustentáveis O design de cada uma será pensado para ser completamente integrado com a natureza e a envolvente do IPS.
O projeto pretende estimular os estudantes a ler no ambiente do seu Campus IPS, a desfrutar da envolvente da natureza, acedendo, partilhando e até doando os livros de forma gratuita.

• Ana Rolo, docente da ESCE
  • Rui Alves, docente da ESCE
2ND HAND SHOP IPS

Criação de uma Loja/Feiras mensais, e/ou com uma App, onde se possam adquirir produtos doados, vendidos ou trocados. Os objetivos deste projeto são:

• Promover a sustentabilidade no IPS;
  • Criar “um espaço” de trocas/vendas a preços reduzidos para a comunidade académica IPS;
  • Desenvolver uma cultura de economia circular/ reusar ou reutilizar (emergente e urgente) na comunidade IPS;
  • Envolver os estudantes ativamente nesta lógica.
  • Maria de Fátima Serralha, docente da ESTB
  • Célia Picoito, docente da ESCE
  • Alice Ruivo, docente da ESS
  • Helena Caria, docente da ESS
  • Nuno Pereira, docente da ESTS
BOSQUE MIYAWAI

Criação de um pequeno bosque segundo o método de Miyawaki (criação de pequenos bosques de flora autóctone) com o envolvimento de estudantes e a participação de parceiros do IPS.
Este método permite: recuperação da diversidade genética da flora autóctone, fixação de carbono, promoção da biodiversidade, combate às alterações climáticas, melhoria da qualidade do ar, aumento da capacidade de retenção de água no solo e recuperação paisagística de terrenos alterados pelo homem. Os benefícios são inúmeros e refletem-se direta e indiretamente na qualidade de vida das pessoas. Paralelamente, pretendemos instalar placas de identificação das espécies.

• Diogo Oliveira, docente da ESE
  • Sílvia Ferreira, docente da ESE
  • José de Sousa, docente da ESTS
  • Carla Carneiro, docente da ESTS
  • Ana Margarida de Paiva, estudante do CTeSP de Apoio à Gestão de Organizações Sociais, da ESCE

1.ª Edição | 2021

Vencedor: ECO-TRILHOS COOL

Criação de um Eco-Trilho, um percurso no Campus IPS que poderá vir a evoluir para outras áreas do Distrito de Setúbal, de forma a promover o conhecimento do património ambiental, cultural, e natural, através da sugestão de experiências saudáveis incluindo a prática de atividade física, potenciando os recursos existentes localmente.
A Equipa COOL, compromete-se a desenvolver um conjunto de ações nas áreas da mobilidade sustentável, alimentação, preservação, e vida saudável, entre outras, tendo como denominador comum a promoção da mudança de atitudes/comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, quer internamente, no espaço-escola IPS, quer na comunidade alargada da região de Setúbal.

Anterior Seguinte