O concurso IPS Sustentável visou reconhecer a inovação relativamente à Sustentabilidade do Instituto, estimulando o envolvimento criativo e social de toda a sua comunidade, contribuindo com ideias e ações para um Instituto mais sustentável, nas suas vertentes ambiental, social e económica.
A candidatura ao concurso IPS Sustentável podia ser formalizada em nome individual ou em grupo, composto até ao máximo por cinco elementos: estudantes, docentes, investigadores, não docentes ou membros da Rede Alumni IPS.
Para a implementação da Ideia Mais Sustentável do Ano é disponibilizada uma verba de 10 mil euros, atribuída no âmbito do concurso de ideias.
Criação de uma horta biológica comunitária no espaço exterior da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS). Sustentável, Sociável, Solidário, Subsistente, Saudável e Sereno são os seis pilares em que assenta esta ideia, que pressupõe a preparação de vários talhões cultiváveis, a atribuir a horticultores candidatos, mediante a frequência de uma formação nos princípios da sustentabilidade agrícola. O "Horto IPS6" será também um espaço pedagógico, pressupondo a partilha inter-geracional de conhecimentos e práticas de produção sustentável de alimentos, com base numa economia circular e sem gerar desperdícios.
A ideia vencedora pretende promover formas de mobilidade suave junto da comunidade académica, nomeadamente o uso da bicicleta no acesso ao campus, através de várias medidas de melhoria da segurança no parqueamento. O projeto pretende fomentar, em simultâneo, a eficiência energética global das deslocações de e para o IPS e os níveis de atividade física, contemplando igualmente a criação de um posto de trabalho self-service para pequenas reparações, como é o caso da mudança de pneus.
Instalação de 5 mini bibliotecas que possibilitarão a qualquer elemento da comunidade IPS doar, partilhar e desfrutar de livros, num espaço ao ar livre no campus ou num local calmo e sossegado dentro da sua escola.
As BookSpot são pequenas caixas em formato de "casa", abertas, construídas a partir de materiais ecológicos e sustentáveis O design de cada uma será pensado para ser completamente integrado com a natureza e a envolvente do IPS.
O projeto pretende estimular os estudantes a ler no ambiente do seu Campus IPS, a desfrutar da envolvente da natureza, acedendo, partilhando e até doando os livros de forma gratuita.
Criação de uma Loja/Feiras mensais, e/ou com uma App, onde se possam adquirir produtos doados, vendidos ou trocados. Os objetivos deste projeto são:
Criação de um pequeno bosque segundo o método de Miyawaki (criação de pequenos bosques de flora autóctone) com o envolvimento de estudantes e a participação de parceiros do IPS.
Este método permite: recuperação da diversidade genética da flora autóctone, fixação de carbono, promoção da biodiversidade, combate às alterações climáticas, melhoria da qualidade do ar, aumento da capacidade de retenção de água no solo e recuperação paisagística de terrenos alterados pelo homem. Os benefícios são inúmeros e refletem-se direta e indiretamente na qualidade de vida das pessoas. Paralelamente, pretendemos instalar placas de identificação das espécies.
Criação de um Eco-Trilho, um percurso no Campus IPS que poderá vir a evoluir para outras áreas do Distrito de Setúbal, de forma a promover o conhecimento do património ambiental, cultural, e natural, através da sugestão de experiências saudáveis incluindo a prática de atividade física, potenciando os recursos existentes localmente.
A Equipa COOL, compromete-se a desenvolver um conjunto de ações nas áreas da mobilidade sustentável, alimentação, preservação, e vida saudável, entre outras, tendo como denominador comum a promoção da mudança de atitudes/comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, quer internamente, no espaço-escola IPS, quer na comunidade alargada da região de Setúbal.