O IPS inaugurou no dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore, a Estação da Biodiversidade e dois Biospots nos campi de Setúbal e do Barreiro, dando assim início a uma semana de atividades de reflexão sobre as questões da sustentabilidade ambiental à escala regional, nacional e planetária.

As novas estruturas são o culminar de um trabalho de estudo e divulgação do património natural dos campi do IPS, envolvendo a comunidade académica e outros parceiros, e pretendem ser um alerta para a urgência da conservação e reabilitação dos ecossistemas terrestres existentes. Para assinalar a efeméride, o IPS promoveu igualmente, em cada um dos locais, ações de plantação de árvores e arbustos autóctones.
Prosseguindo com a semana temática, no dia 22 de março foi assinalado o Dia Mundial da Água com a conferência "O efeito das alterações climáticas nas atividades económicas do distrito de Setúbal” (programa aqui).
A 23 de março, o IPS associou-se ao projeto "Ativa-te!", promovido pela Associação Cultural Festroia, recebendo no seu Auditório Nobre, a partir das 10h00, o jovem cientista luso- irlandês Fionn Ferreira, que falou sobre "Plástico, Economia Circular e Sustentabilidade", com base na sua própria experiência de criador de um método para combater a poluição dos oceanos, pelo qual foi premiado na Google Science Fair 2019.
Pelas 14h30, no mesmo espaço, foi exibido o documentário "The plastic hike", numa sessão que contou com a presença de Andreas Noe (The Trash Traveler), o protagonista do documentário, e dos realizadores Carolina Semrau e Augusto Lima. O filme, que se centrou sobre a problemática do lixo marinho na costa continental portuguesa, teve exibição simultânea no campus do Barreiro do IPS e serviu como aperitivo aos jogos de tabuleiro de temática ambiental que foram dinamizados no dia 24 de março no átrio da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), também a cargo da dupla de cineastas.
Todas esta iniciativas foram de acesso livre e gratuito.

Anterior Seguinte