Esta ação no campus de Setúbal do IPS visou promover a fixação de mais espécies avícolas - cinco delas com nidificação confirmada nos espaços verdes do IPS - e o aumento da biodiversidade no campus de Setúbal.
As caixas-ninho foram adquiridas em formato de kit. No campus de Setúbal, a sua montagem e instalação foi realizada por docentes do IPS e estudantes da Unidade Curricular “Animação e Educação em Contexto Natural”, do 2.º ano do Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Turismo.
Foram colocadas 32 caixas-ninho de vários modelos no campus do IPS em Setúbal e 15 caixas-ninho no campus do Barreiro.
Com esta atividade, pretendeu-se não só o envolvimento dos jovens nestas atividades como forma de promover uma maior consciência ambiental e enriquecer o seu conhecimento sobre a vida selvagem do campus como, também:

  • Estimular a fixação de mais aves nestes espaços por forma a aumentar o número de efetivos;
  • Aumentar a biodiversidade, não só pela eventual fixação de mais espécies avícolas como, também, pela dispersão de sementes pelas aves;
  • Contribuir para o equilíbrio natural de insetos, em particular dos mosquitos que assolam o campus.

As operações de manutenção e monitorização das caixas-ninho serão fundamentais para avaliar o sucesso da sua instalação. A monitorização deve poder ser realizada a uma distância de segurança e confortável para que as aves não se sintam ameaçadas com a presença humana, fator que pode levar ao abandono da postura. Daí que seja importante garantir que a colocação da caixa-ninho permita uma linha de vista desimpedida a partir do solo. Note-se que o crescimento da árvore deve ser tido em consideração para efeitos de longevidade do projeto.
Mais informações aqui.

Anterior Seguinte