Através dos planos de ação aprovados pelo Conselho Eco-Escola, o IPS compromete-se a desenvolver um conjunto de ações nas áreas dos resíduos, água, energia, floresta, mar, mobilidade sustentável e vida saudável, entre outros, tendo como denominador comum a promoção da mudança de comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, quer internamente, no espaço-escola, quer na comunidade alargada da região de Setúbal.
Para consultar o histórico das atividades já desenvolvidas, poderá selecionar uma das Categorias, clicando no nome da mesma.
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi uma das entidades distinguidas, pela Câmara Municipal de Setúbal com o Selo Verde, um certificado de qualidade ambiental implementado numa parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.
Em 2020 e em 2021, o IPS promoveu ciclos de webinars sobre os ODS, convidando vários especialistas nacionais a percorrer os 17 objetivos aprovados em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sob moderação de docentes do IPS.
O "Ativa-te!" é promovido pela Associação Cultural Festroia, em parceria com o IPS, e integra o CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários. O projeto é financiado em exclusivo pela Islândia, o Liechtenstein e a Noruega através do Programa Cidadãos Ativ@s (Active Citizens Fund/EEA Grants), gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.
A ESTSetúbal acolheu a dinamização de um Seminário subordinado à temática geral da Economia Circular e Sustentabilidade Ambiental.
Na sua base esteve a emergência de um novo paradigma de Economia – Circular – que concretiza a visão de desenvolvimento sustentável recorrendo a práticas de redução, re...
O IPS, através do seu Centro de Investigação em Energia e Ambiente (CINEA - IPS) e em parceria com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA), recebeu no dia 17 de setembro, a 1.ª Conferência Internacional de Setúbal sobre Energia e Sustentabilidade.
O evento decorreu na ESTSetúbal e constit...
Um consórcio europeu de 10 parceiros, coordenado pelo IPS, está a ultimar uma solução para o armazenamento de energia térmica em edifícios residenciais, por recursos solares e geotérmicos, de instalação fácil e a baixo custo para o cidadão comum.
O sistema, que dá pelo nome de TESSe2b - Thermal En...