Através dos planos de ação aprovados pelo Conselho Eco-Escola, o IPS compromete-se a desenvolver um conjunto de ações nas áreas dos resíduos, água, energia, floresta, mar, mobilidade sustentável e vida saudável, entre outros, tendo como denominador comum a promoção da mudança de comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, quer internamente, no espaço-escola, quer na comunidade alargada da região de Setúbal.
Para consultar o histórico das atividades já desenvolvidas, poderá selecionar uma das Categorias, clicando no nome da mesma.
O concurso IPS Sustentável visou reconhecer a inovação relativamente à Sustentabilidade do Instituto, estimulando o envolvimento criativo e social de toda a sua comunidade, contribuindo com ideias e ações para um Instituto mais sustentável, nas suas vertentes ambiental, social e económica.
O Politécnico de Setúbal (IPS) continua a apostar no cinema enquanto importante veículo de sensibilização para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desta feita através do ciclo CO2 - Conversa, Olha, Ouve, dirigido aos estudantes do IPS, especialmente aos recém-chegados, como contributo para a sua boa integração social e sucesso académico.
A 3.ª edição do ciclo de debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pretendeu sensibilizar a comunidade académica e toda a região para a importância do crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo, abordando os pilares centrais dos ODS, nomeadamente, "Planeta", "Pessoas", "Prosperidade" e "Paz e Parcerias". As sessões decorreram nos dias 24 e 28 de novembro e 6 e 7 de dezembro com participação livre e gratuita.
O Politécnico de Setúbal (IPS) promoveu no dia 14 de dezembro de 2023, no seu Auditório Nobre, pelas 21h00, um concerto solidário para assinalar a quadra natalícia, cuja entrada é garantida através da doação de um brinquedo, livro ou jogo, para posterior entrega a cerca de 140 crianças, com idades entre os 03 e os 12 anos, identificadas pela YMCA Setúbal e pelo programa municipal Nosso Bairro Nossa Cidade.
O Instituto Politécnico de Setúbal recolheu um total de 7 500 quilos de bens alimentares no âmbito da 44ª Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal, que decorreu entre os dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2023.
O Instituto Politécnico de Setúbal está aderiu à iniciativa "Pilhão” que incentiva os alunos, professores e a comunidade académica a coletarem seletivamente, pilhas e baterias usadas que serão posteriormente encaminhadas para reciclagem, contribuindo desta forma para o desenvolvimento das políticas dos ODS 7, 11, 12.
Dando continuidade ao trabalho do Instituto Politécnicos de Setúbal (IPS) na implementação dos ODS 11 e 12, no dia 27 de setembro, pela manhã, foram realizadas duas sessões para sensibilizar sobre a importância da recolha seletiva de resíduos orgânicos e esclarecer dúvidas sobre o projeto "Setúbal Composto Tem + Valor".
Para assinalar o Dia Nacional da Sustentabilidade, realizou-se um Webinar intitulado “2030: o nosso papel para o desenvolvimento sustentável” no dia 25 de setembro*, entre as 15h00 e as 16h30, dinamizado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr.
O Instituto Politécnico de Setúbal foi uma das entidades dinamizadoras do Ecology Day 2023 na cidade de Setúbal, e no dia 14 de setembro, acolheu uma visita à sua Estação da Biodiversidade, entre as 10h e as 13h.
O Instituto Politécnico de Setúbal organizou para toda a comunidade académica participar nas atividades do dia do IPSEco que se realizou no dia 14 de julho.
A “2nd HandShop” é uma loja de bens doados onde toda a comunidade vai ter acesso a bens que, sendo em 2° mão, se encontram em perfeito estado de uso.
No Museu do Trabalho Michel Giacometti realizou-se a palestra “A importância da Ginástica Laboral”, às 10h30, conduzida pela coordenadora da Licenciatura em Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Ana Pereira.
Iniciativa que assinalou o Dia Internacional da Família, que se comemorou a 15 de maio.
Organização: IPS, em parceria com a AAIPS e a Câmara Municipal de Setúbal
Peça de teatro sobre a preservação da biodiversidade – “Quem matou o Lui?”
Teatro Politécnico – Grupo de Teatro do Instituto Politécnico de Setúbal
Estudantes da Licenciatura em Educação Básica
Docente – José Gil
Foi colocada a “Exposição Cubos ODS” nos edifícios das cinco Escolas e Serviços Centrais:
A exposição é constituída por 20 cubos de cartão, cada um com 4 faces ilustradas. Faces com pequenos textos relativos aos ODS e alertas para uma ação global.
Webinar com Tiago Carrilho do BCSD Portugal
O IPS assinalou o Dia Internacional do Voluntário, com um seminário sobre a temática que reúne vários contributos da sua comunidade académica e parceiros.
O "Ativa-te!" é uma secção do festival CLIT - Cinema em Locais Inusitados e Temporários e resulta de uma parceria entre a Associação Cultural Festroia e o IPS, integrando mais uma vez o programa de acolhimento e integração dos novos estudantes, mas que se abre também ao público externo interessado.
O Seminário foi promovido pelo Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior e, para além de uma sessão de abertura e enquadramento da temática, o Seminário pretendeu ser uma reunião interna de partilha e reflexão do trabalho desenvolvido pelas IES membro do ORSIES.
O IPS inaugurou no dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore, a Estação da Biodiversidade e dois Biospots nos campi de Setúbal e do Barreiro, dando assim início a uma semana de atividades de reflexão sobre as questões da sustentabilidade ambiental à escala regional, nacional e planetária.
110 participantes (98 alunos + 9 convidados + 3 professores da UC) 28 trabalhos/projetos a concurso
Para assinalar a efeméride, a Global Compact Network Portugal e a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, promotoras da iniciativa, organizaram uma Conferência comemorativa que pretendeu lançar o debate sobre “A Agenda 2030 | Ação pelos ODS”, focando as ações desenvolvidas pelas organizações para a concretização desta Agenda Global e para o consequente alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos seus diversos pilares (ambiental, social e económico).
A IV edição das Jornadas de Inovação e Sustentabilidade comtemplou cerca de 60 trabalhos, 4 keynotes internacionais e uma mesa redonda sobre oportunidades de publicação.
Em 2020 e em 2021, o IPS promoveu ciclos de webinars sobre os ODS, convidando vários especialistas nacionais a percorrer os 17 objetivos aprovados em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sob moderação de docentes do IPS.
O "Ativa-te!" é promovido pela Associação Cultural Festroia, em parceria com o IPS, e integra o CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários. O projeto é financiado em exclusivo pela Islândia, o Liechtenstein e a Noruega através do Programa Cidadãos Ativ@s (Active Citizens Fund/EEA Grants), gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.
No dia 18 de novembro de 2021 foi realizado um Webinar sobre Reciclagem, em parceria com a Amarsul e destinado à comunidade IPS, intitulado “O Futuro do Planeta não é reciclável”.