Atividades

Através dos planos de ação aprovados pelo Conselho Eco-Escola, o IPS compromete-se a desenvolver um conjunto de ações nas áreas dos resíduos, água, energia, floresta, mar, mobilidade sustentável e vida saudável, entre outros, tendo como denominador comum a promoção da mudança de comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, quer internamente, no espaço-escola, quer na comunidade alargada da região de Setúbal.
Para consultar o histórico das atividades já desenvolvidas, poderá selecionar uma das Categorias, clicando no nome da mesma.

O Instituto Politécnico de Setúbal está aderiu à iniciativa "Pilhão” que incentiva os alunos, professores e a comunidade académica a coletarem seletivamente, pilhas e baterias usadas que serão posteriormente encaminhadas para reciclagem, contribuindo desta forma para o desenvolvimento das políticas dos ODS 7, 11, 12.

Dando continuidade ao trabalho do Instituto Politécnicos de Setúbal (IPS) na implementação dos ODS 11 e 12, no dia 27 de setembro, pela manhã, foram realizadas duas sessões para sensibilizar sobre a importância da recolha seletiva de resíduos orgânicos e esclarecer dúvidas sobre o projeto "Setúbal Composto Tem + Valor".

O Instituto Politécnico de Setúbal foi uma das entidades dinamizadoras do Ecology Day 2023 na cidade de Setúbal, e no dia 14 de setembro, acolheu uma visita à sua Estação da Biodiversidade, entre as 10h e as 13h.

O desafio "Biodiversidade na Minha Escola" foi colocado pelo programa Eco-Escolas ao qual respondemos através da apresentação dos trabalhos que estão na página:

O Instituto Politécnico de Setúbal organizou para toda a comunidade académica participar nas atividades do dia do IPSEco que se realizou no dia 14 de julho.

A segunda conferência realizou-se a 16 de junho de 2023, entre as 09h30 e as 12h00 no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal, e focou a biodiversidade e património natural, com a apresentação de planos de monitorização das pradarias e projetos de conservação da natureza desenvolvidos no território.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) organiza a iniciativa "Ciência à Conversa", que através de um ciclo de debates pretende promover e comunicar diferentes temáticas de âmbito científico junto da comunidade académica e local.

Decorreu de 8 a 31 de maio de 2023 na Biblioteca da ESCE /ESS

Ação de Limpeza na Praia de Alburrica no Barreiro com a colaboração da Câmara Municipal do Barreiro

Esculturas únicas, divertidas e cheias de significado capazes de estimular o imaginário de cada um e os peixes que lhe estão na alma. Nuno Paulino utilizando como materiais preferenciais pedaços de antigas embarcações de pesca das duas margens do Sado, metais e objetos reciclados com as mais diversas proveniências, concilia a reciclagem destes materiais com uma homenagem aos pescadores e perpetua a vida das suas embarcações que tantas histórias fantásticas teriam para contar.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi uma das entidades distinguidas, pela Câmara Municipal de Setúbal com o Selo Verde, um certificado de qualidade ambiental implementado numa parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Uma parte das mais de 850 espécies de fauna e flora identificadas nos campi do IPS, em Setúbal e no Barreiro, pode agora ser observada através da exposição de fotografia "Biodiversidade no IPS", que está a percorrer vários locais do distrito.

Iniciativa organizada em conjunto com o portal Aves de Portugal e os grupos de Facebook "Aves de Portugal Continental " e "Aves em Portugal", com o apoio do IPS.
De janeiro a maio de 2023

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) organiza a iniciativa "Ciência à Conversa", que através de um ciclo de debates pretende promover e comunicar diferentes temáticas de âmbito científico junto da comunidade académica e local.

No âmbito do Programa Eco-Escolas, a ESTBarreiro/IPS, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro, organizou uma caminhada na icónica Mata da Machada, situada no Barreiro, no dia 7 de Julho, ao final da tarde.

No dia 25 de junho, a partir das 10h30, teve lugar uma ação de recolha de beatas na Zona Ribeirinha de Setúbal. A iniciativa foi promovida pelo IPS, pela Associação Cultural Festroia e pela Feel4Plantet, no âmbito do programa Ativa-te!, no dia em que se assinalaram 25 anos sobre a morte do oceanógrafo Jacques-Yves Cousteau.

No dia 9 de junho, a comunidade IPS foi novamente convidada a participar em diversas atividades no Campus do IPS em Setúbal, com o objetivo de conhecer e monitorizar a sua biodiversidade.

O Projeto Kont´@rte-E8G no âmbito da atividade “Ciência Cidadã” sinalizou o Dia Internacional da Biodiversidade alusivo ao tema “Building a shared future for all life”, com a realização de uma iniciativa gratuita aberta a toda a comunidade no Largo da Inclusão (Bairro da Caneira) com os objetivos de:

Esta dinâmica foi realizada pelos estudantes do 2º ano da Licenciatura em Animação Sociocultural da ESE/IPS, tendo como tema integrador Estratégia Nacional de Educação Ambiental e os seus 3 eixos.

No dia 14 de maio, o IPS recebeu o Climate U, um evento público e gratuito, que pretende informar, capacitar e ativar estudantes do Ensino Superior para a ação climática. Promovido pela Comunidade de jovens LIDERA, trata-se de uma iniciativa para quem quer pôr em prática as suas competências e capacidades académicas ao serviço desta causa.

No dia 14 de maio, o IPS recebeu o Climate U, um evento público e gratuito, que pretende informar, capacitar e ativar estudantes do Ensino Superior para a ação climática. Promovido pela Comunidade de jovens LIDERA, trata-se de uma iniciativa para quem quer pôr em prática as suas competências e capacidades académicas ao serviço desta causa.

Tendo o sobreiro como espécie dominante, a Estação da Biodiversidade do campus de Setúbal é um percurso pedestre com cerca de 2 quilómetros guiado por oito painéis, que permitem à comunidade IPS e visitantes consultar imagens e informação científica sobre a diversidade biológica deste território e os serviços desempenhados nos ecossistemas, numa seleção de 46 espécies.

Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito do Programa Eco-Escolas IPS, contemplou as seguintes atividades:

Esta exposição, presente no Leroy Merlin de Setúbal durante um mês, deu a conhecer uma pequena parte das mais de 700 espécies de biodiversidade já identificadas no IPS.

Para assinalar a efeméride, a Global Compact Network Portugal e a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, promotoras da iniciativa, organizaram uma Conferência comemorativa que pretendeu lançar o debate sobre “A Agenda 2030 | Ação pelos ODS”, focando as ações desenvolvidas pelas organizações para a concretização desta Agenda Global e para o consequente alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos seus diversos pilares (ambiental, social e económico).

O "Ativa-te!" é promovido pela Associação Cultural Festroia, em parceria com o IPS, e integra o CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários. O projeto é financiado em exclusivo pela Islândia, o Liechtenstein e a Noruega através do Programa Cidadãos Ativ@s (Active Citizens Fund/EEA Grants), gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

Em 2020 e em 2021, o IPS promoveu ciclos de webinars sobre os ODS, convidando vários especialistas nacionais a percorrer os 17 objetivos aprovados em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sob moderação de docentes do IPS.